11/10/2008

Reunião do Dia 10/10/2008

Continuamos com a leitura de "O Livro dos Espíritos"; começamos na pergunta número 134.
Este tema, "A Alma", teve suas respostas um tanto direta, onde as discussões não foram tão constantes quanto em outras reuniões, mas ainda tivemos alguma polêmicas:
  1. Pergunta 136: no item a); a Espiritualidade diz que "a morte rompe os laços que o prendem à alma e esta o abandona"; a discussão foi em cima de como que alguns Espíritos relatam que se sentem no corpo, vivenciando os vermes consumir a o consumir; como aconteceria essa ligação?
  2. Pergunta 140: A Alma como ser subdividida? Tal era a questão e após uma pequena discussão chegamos à conclusão de, como os Espíritos esclarecem, depende de como estamos usando a palavra "Alma"; já que temos vários sentidos para a mesma palavra.
  3. Pergunta 142: Diz os Espíritos: "O Espírito é uno e está todo na criança, como no adulto"; a discussão existiu porque já ouvimos pessoas dentro do Espiritismo dizer que a encarnação só acontece totalmente após os 7 anos de idade; levamos para o lado da psicologiae foi uma bela discussão.
Esperamos todos na próxima sexta.

2 comentários:

  1. Interessante o fato de que em última reunião (17/10) foi discutida exatamente a questão da divisão da alma.

    Encontrei inúmeros pontos de vista para percebê-la, mas não para determinar um conceito ou uma lei geral do que seja alma. Tanto que esta não precisa nem existir. Antes da própria existência a alma já é.

    Fluxos vitais para manter o nosso corpo integrado e saudável é um ponto de vista de como a alma pode se manifestar. O fluido vital precisa de uma direção, que é dada pela alma para o encontro da matéria e formar a vida. Como se fosse assim tão simples, a alma não seria tão subdividida.

    Mas, a subdivisão aparece quando temos uma "trava" em algum lugar do fluxo do fluido vital, rompendo naquilo que chamamos de doença, somatização, seja lá o que for, é uma manifestação da ALMA e não da VIDA, mas sim da MORTE, enquanto a "vida" tenta se defender com a somatização (o câncer, por exemplo) é um corpo lutando contra a rejeição de si mesmo. A alma, neste caso, manifesta-se em metástases de diferentes órgãos, dividindo-se quantas vezes forem necessárias.

    ResponderExcluir
  2. É Caba,
    é difícil definir o que seria "alma" pois definimos uma palavra para várias coisas.

    ResponderExcluir