23/12/2008

Divulgue o Grupo

Baixe o nosso cartaz e divulgue o nosso grupo!

Clique aqui para baixar.

Contato

Entre em contato conosco através do nosso e-mail: geeual@gmail.com !

O Homem de Bem

Sempre me pergunto em como me tornar um "Homem de Bem". Tomando o sentido total da expressão. Lembro das situações e como reagi em várias delas e vejo que estou realmente muito longe de afirmar que sou um Homem de Bem. Não só pelas atitudes, mas pelos pensamentos; já que somos o que pensamos, além do mais, não sei se realmente me conheço como Sócrates instruiu.

Numa leitura básica do Evangelho Segundo o Espiritismo, Capítulo XVII - Sede Perfeitos - item 3, há uma "cartilha" de como nos tornarmos homens e mulheres de bem e vejo que é difícil encontrar uma pessoa que "estuda as suas próprias imperfeições e trabalha, sem cessar, em combatê-las"¹, vejo com freqüência - em mim mesmo - motivos para ver as imperfeições dos outros e desejar que eles que tolerem nossas falhas. Daí a dificuldade: num ato que parece ser simples, nos reconhecer e querer nos melhorar.

São nessas pequenas passagens que vemos os grandes males da humanidade, a falta da humildade faz com que nós não vejamos nossos próprios defeitos. E quando vejo uma pessoa que diz que "não tem ódio, nem rancor, nem desejo de vingança"¹ e no momento seguinte demonstra de maneira sutil seu desejo íntimo do mal, sinto ali que há um espelho; que em tal situação eu poderia agir da mesma forma ou até pior.

Vejo que a melhor maneira de me melhorar um pouco é fechar os olhos para os outros; digo, para os defeitos dos outros. Se conseguir fazer isso ficarei muito feliz; já que a indulgência é caridade e "Fora da Caridade Não Há Salvação"¹.

Daniel Japiassú
____________________________________________________________________

Referências:

¹ O Evangelho Segundo o Espiritismo

13/12/2008

Confraternização

Bem pessoal,

pedimos desculpas por tantas mudança. A confraternização de domingo (14/12) está cancelada.
O dia definido para a nossa confraternização será 19/12/2008 às 19 horas na casa do Daniel.

Esperamos todos, quem for, por favor, confirme para fazermos o sorteio do Amigo Secreto no mais tardar Terça-feira.

Abraços Fraternos

GEEU-AL
Grupo de Estudos Espíritas Universitário de Alagoas

_______________________________________________________________________________

Por e-mail, enviamos à todos os participantes o mapa de como chegar na casa do Daniel.

06/12/2008

Confraternização!

Prezados amigos,

estamos enviando este e-mail para confirmar com vocês o dia da nossa confraternização de final de ano.
O dia será 14 de Dezembro, é um Domingo. O local será na casa da Paula, fica em Guaxuma (enviaremos o mapa em breve). Às 17 horas estaremos começando.
O que levar? Bebidas e comidas à vontade, teremos violão, e claro, muita diversão.
Esperamos todos lá, mesmo os que não estão podendo mais ir às reuniões!

Fraternalmente,

--
GEEU-AL
Grupo de Estudos Espíritas Universitário de Alagoas

20/11/2008

Reunião do dia 21/11/2008

Atenção amigos,
na próxima Sexta-feira, 21 de novembro, não haverá reunião.

Lembrando que na reunião do dia 28/11/2008 teremos a confirmação da nossa confraternização de final de ano e vamos tirar o amigo secreto. Os que estão afastados podem se sentir convidados para participar.

Cordialmente

18/11/2008

O Pensamento

1. O pensamento e a construção diante da razão.

A racionalização desvia a atenção da emoção para atividades banais do ser. Não que o texto tenha uma proposta ultra-budista, ma deve-se ter em mente as dificuldades que um ser humano tem de desacreditar de sua razão, principalmente quando esta carrega sua vida.

Boa parte das vivências diárias exige uma troca emotiva com os objetos que fazem parte de nossa vida. Não importa se as relações são de ódio ao objeto, ódio a si mesmo através do objeto ou amor, ou culpa, vice-versa. Além das trocas emotivas, somamos a esta uma boa pitada de racionalização, servindo para entender e explicar os fenômenos de relações com os objetos.

Até então, tento descrever o que seria “normalizado” no dia-a-dia. Mas, imagine-se um indivíduo que não se “permite” relacionar com os objetos, principalmente com os objetos de amor? O exemplo seguinte (fictício) vai deixar a colocação um pouco mais clara:

“George gostava de uma garota da escola, mas era tímido demais para expressar seus sentimentos. Toda a vez quando seus amigos lhe lembravam da situação com a garota, George ficava puta ansioso. Mas olha que aparece uma oportunidade de dançar com a garota no baile de primavera da escola. Ele é convidado por ela, mas no dia do baile George tem um ataque de febre e acaba preso numa cama de hospital por causa de uma pressão alta, justamente no horário da dança tão esperada por três semanas.

Diante do problema os amigos lhe perguntam se ele teria coragem de chegar para ela e falar o que sente. O nosso coitado responde que não tem como faze-lo e ainda completa dizendo que “imagina se ela me dá um não na cara” “imagina se ela sai correndo e nunca mais fala comigo, olha aí, então, tudo o que construí com ela vai por água abaixo só por causa de uma frase idiota: é muito melhor que eu esteja com a amizade dela do que a negação.”

2. A Neurose Obsessiva

A racionalização, explanada acima, é um dos grandes mecanismos de defesa para um obsessivo. Nada melhor do que pensar muito e não sentir nada, é como se fosse um dos lemas deles. No caso, sentir é se relacionar e se relacionar é abrir a porta para a morte, já que a relação é inaceitável. Parece um pouco psicótico, não? Mas é preciso recordar que isto aqui está num grau muito pequeno. Já a psicose é um distúrbio muito “pesado”, vamos dizer assim:

“George nunca tenta,

George nunca briga,

George sempre se cala,

George tem medo de mudar o mundo, mesmo se considerando um adolescente,

Teme que os outros interpelem algo que ele fez

Sempre quer passar despercebido pelas situações, então, anda pelas ruas como se não fosse visto por ninguém

George, simplesmente, está morto e não sabe.

George tem o DESEJO de estar morto

Mas tem a VONTADE de se passar despercebido pelo mundo.

George é um suicida passivo e não sabe.

Triste, eis uma das linhagens da Neurose Obsessiva.”

3. Os obsessores.

Tratam-se de espíritos que, ao longo das diversas vidas passadas, numa delas, fizemos algo em que prejudicou dramaticamente suas vidas (permita-me a ambigüidade) e hoje retornam para se vingar. Parece mais filmes de bang-bang mas é muito pior do que uma bala na testa. Não provei, mas pessoas ligadas a mim e a vocês, com certeza, já passaram por isso.

O espírito obsessor obtém sua satisfação através do movimento de “sugar” as energias vitais presente na vida da “vítima” Fazendo que o indivíduo não mais se encontre ou nem forme sua identidade. Acredito eu que os espíritos obsessores encontrem suas vítimas antes mesmo do nascimento. Como se a função dos dois agora fosse encontrar uma saída para o perdão, então, um reencarna para “salvar” algo na relação entre os dois a partir de uma situação inusitada ocorrida no âmbito terrestre. Duas vertentes poderiam surgir facilmente: ou a vítima morre sozinha e isolada, talvez até com traços pesados de psicose esquizofrênica (o qual lembra muito o sintoma de isolamento tendencioso) e, com esta situação, o espírito obsessor consegue sua vingança (a relação perde o sentido de existir e o espírito obsessor pode se enxergar de todo o ódio e viver sozinho o seu inferno, que na verdade, o que fez foi transferir toda a sua esquizofrenia de vida para uma vítima como mecanismo de defesa contra o encontro com o espírito morto que é) ou, de outro jeito, a vítima pode passar por uma situação em que ambos possam se perdoar mutuamente (perdoem o pleonasmo, mas é necessário).


Baixe aqui o texto


Agradecimento: Ao companheiro Caba (Washington) por nos enviar este texto.

08/11/2008

Reunião dia 07/11/2008

Continuamos com a leitura de "O Livro dos Espíritos".
Começamos o capítulo III da 2ª Parte "Da Volta do Espírito, Extinta a vida corpórea, À Vida Espiritual"
Lemos as partes "A alma após a morte" e "Separação da alma e do corpo".

Houve belas discussões, sobre a dor do momento da separação entre a alma e o corpo. Se a pessoa tem ou não consciência de si numa morte violenta. Foi muito legal e satisfatório.

04/11/2008

Sugestão de Livro: 50 Anos Depois

O livro descreve as lutas vividas por Públio Lentulus, senador romano do romance "Há 2000 Anos", em sua nova romagem pela Terra, desta vez na condição de escravo. Aborda a reencarnação e a lei de causa e efeito.

Autor: Chico Xavier pelo Espírito de Emmanuel
Ed.: FEB

03/11/2008

Reunião dia 31/10/2008

Foi lido um texto e houve uma agradável conversa sobre a tragédia que aconteceu com a jovem Eloá e seu namorado. Conversamos sobre o quanto é importante ouvir um não em certos momentos e que isso pode ser decisivo para nossa personalidade. Segue abaixo o link para o texto.

Criando um Monstro

Obs.: Os links estão hospedados no 4shared, sistema público para uploads e downloads de arquivos, para baixar os arquivos vocês devem clicar no link; depois cliquem em "Download Now", pronto, o arquivo será baixado (se o arquivo for grande você deve esperar um contador de tempo indicar que você pode baixar o arquivo). Qualquer dúvida deixem um comentário.

25/10/2008

Reunião dia 24/10/2008

Continuamos o estudo do "O Livro dos Espíritos". Terminamos o assunto "A Alma" e "Materialismo".
Um polêmica foi na pergunta nº 147; onde tivemos uma grande lição de como as pessoas se tornam materialistas.

Todos estão convidados para a nossa próxima reunião dia 31/10/2008.

18/10/2008

Reunião dia 17/10/2008

A primeira atividade diversificada organiza pelos nossos colegas participantes Ticiana e Thómas. Abordando o tema "Alma", foi lido 4 textos de diferentes autores e diferentes visões sobre que é alma. Foi discussão produtiva e cheia de opiniões.
Vamos disponibilizar para download os textos utilizados na reunião.

O Texto de Preparação do Ambiente
A Alma Existe
A Alma Existe, Mente
A Alma Não Existe
Alma e Espírito São a Mesma Coisa

Esperamos todos na nossa próxima reunião onde vamos continuar a leitura de "O Livro dos Espíritos".

Obs.: Os links estão hospedados no 4shared, sistema público para uploads e downloads de arquivos, para baixar os arquivos vocês devem clicar no link; depois cliquem em "Download Now", pronto, o arquivo será baixado (se o arquivo for grande você deve esperar um contador de tempo indicar que você pode baixar o arquivo). Qualquer dúvida deixem um comentário.

15/10/2008

Mensagem do Dia: Sempre Caridade

Ideal seria que não existisse a miséria de qualquer matiz.
Sem dúvida, estaríamos no paraíso, fosse a dor expulsa do meio em que nos
encontrássemos.
Agradável redundaria o tempo, estivessem as paisagens coloridas de esperança e o
espectro da enfermidade não rondasse os nossos passos.
A realidade, porém, é bem outra.
Onde quer que o espírito endividado para com a Lei se encontre, aí estarão
presentes suas necessidades em caráter de imperiosa cobrança.
E por que se apresentam aflições de toda ordem, não nos cabe refugiar-nos
através das evasivas com que muitos se furtam ao dever da solidariedade, da
caridade.

Diante, pois, dos afligentes problemas que deparas pelo caminho, faze alguma
coisa.

Joanna de Ângelis

11/10/2008

Reunião do Dia 10/10/2008

Continuamos com a leitura de "O Livro dos Espíritos"; começamos na pergunta número 134.
Este tema, "A Alma", teve suas respostas um tanto direta, onde as discussões não foram tão constantes quanto em outras reuniões, mas ainda tivemos alguma polêmicas:
  1. Pergunta 136: no item a); a Espiritualidade diz que "a morte rompe os laços que o prendem à alma e esta o abandona"; a discussão foi em cima de como que alguns Espíritos relatam que se sentem no corpo, vivenciando os vermes consumir a o consumir; como aconteceria essa ligação?
  2. Pergunta 140: A Alma como ser subdividida? Tal era a questão e após uma pequena discussão chegamos à conclusão de, como os Espíritos esclarecem, depende de como estamos usando a palavra "Alma"; já que temos vários sentidos para a mesma palavra.
  3. Pergunta 142: Diz os Espíritos: "O Espírito é uno e está todo na criança, como no adulto"; a discussão existiu porque já ouvimos pessoas dentro do Espiritismo dizer que a encarnação só acontece totalmente após os 7 anos de idade; levamos para o lado da psicologiae foi uma bela discussão.
Esperamos todos na próxima sexta.

08/10/2008

Próxima Reunião

Não se esqueçam de levar para a reunião da próxima sexta O Livro dos Espíritos de vocês.
Vamos iniciar o estudo à partir da pergunta nº 134; do Capítulo II da 2ª Parte "Da Encarnação dos Espíritos".
Esperamos todos lá.

06/10/2008

Sugestão de Livro: Cartas e Crônicas

É um livro oportuno e profundamente atual, onde os mais variados temas são tratados com habilidade jornalística, desde as mensagens de cunho religioso aos assuntos controvertidos, como a pena de morte.Encoraja os espíritas a não renunciar aos testemunhos pessoas e à divulgação da Doutrina Espírita.

Francisco Cândido Xavier; pelo Espírito Irmão X
Ed.: FEB

04/10/2008

Mensagem do Dia: LXXXI

Jesus disse: "Não se turbe o teu coração", ensinando que a calma e a confiança em Deus devem ser o lema de toda criatura que deseja encontrar a felicidade.
Nunca faltam motivos para preocupações, inquietando o coração, perturbando a vida.
A existência humana é uma oportunidade de valorização dos bens eternos e de iluminação íntima.
Se colocarmos as tuas ansiedades em Deus e Lhe confias a tua vida, tudo transcorre normalmente, e, se algo perturbador acontece, a serenidade assume o controle da situação e age com acerto.
Deste modo, não te permitas turbar o coração nem a mente ante as ocorrências malsucedidas.

Joanna de Ângelis / Médium Divaldo Franco

Codificação Espírita

Estamos disponibilizando para todos os cinco livros da Codificação Espírita. Vamos estudar as obras básicas antes de tudo!


O Livro dos Espíritos
O Livro dos Médiuns
O Evangelho Segundo o Espiritismo
O Céu E O Inferno
A Gênese

Outra Obra de Kardec:

Obras Póstumas

Obs.: Os links estão hospedados no 4shared, sistema público para uploads e downloads de arquivos, para baixar os arquivos vocês devem clicar no link; depois cliquem em "Download Now", pronto, o arquivo será baixado (se o arquivo for grande você deve esperar um contador de tempo indicar que você pode baixar o arquivo). Qualquer dúvida deixem um comentário.

Sugestão de Livro: Há 2000 Anos

Narrativa de Emmanuel, espírito mentor de Chico Xavier, a respeito de uma de suas encarnações como Senador Romano. O livro ressalta episódios da história do cristianismo no século I e momentos inesquecíveis, de grandes emoções. Disponível também em edição especial com letras maiores, diagramação moderna e papel especial.

Emmanuel (Espírito)
Xavier, Francisco Cândido (autor)

Romance - 448 págs. - 13x18 cm
FEB - Livro - Espírita - Cód. 1356

Mensagem do Dia: Nos domínios da voz

Observe como vai indo a sua voz, porque a voz é dos instrumentos mais importantes na vida de cada um.

A voz de cada pessoa está carregada pelo magnetismo dos seus próprios sentimentos.

Fale em tonalidade não tão alta que assuste e nem tão baixa que crie dificuldade a quem ouça.

Sempre aconselhável repetir com paciência o que já foi dito para o interlocutor, quando necessário, sem alterar o tom de voz, entendendo-se que nem todas as pessoas trazem audição impecável.

A quem não disponha de facilidade para ouvir, nunca dizer frases como estas; " Você está surdo?", "Você quer que eu grite?", Quantas vezes quer você que eu fale? ou "já cansei de repetir isto".

A voz descontrolada pela cólera, no fundo, é uma agressão e a agressão jamais convence.

Converse com serenidade e respeito, colocando-se no lugar da pessoa que ouve e educará suas manifestações verbais com mais segurança e proveito.

Em qualquer telefonema, recorde que no outro lado do fio está alguém que precisa de sua calma, a fim de manter a própria tranqüilidade.

Chico Xavier/André Luiz


Reunião dia 03/10/2008

Foi uma reunião muito boa e divertida.
Daniel levou quatro músicas para ouvir, ler a letra e discutir sobre o que o autor queria dizer; todos tinham opiniões diferentes, visões diferentes sobre as músicas.
São elas:
Tempo Perdido - Legião Urbana
Até Quando Esperar - Plebe Rude
Jornais - Nenhum de Nós
O Velho E O Moço - Los Hermanos

As duas últimas foram tratadas como jóias, foram as que mais discutimos. Inclusive na última foi algo muito interessante onde tivemos opiniões divergentes mas que no final se complementaram, se é que dá para entender!